• Diretoria Clínica - Dr. Claudio Vieira (CRM: 98065, RQE: 19991),
    Dr. Diego Vásquez (CRM: 90126) e Dr. Marcio Rodrigues (CRM: 98111)
  • FONE
  • 18 3903-4323
  • REDES SOCIAIS
  • Conheça o nosso Facebook
  • Conheça o nosso Twitter
  • Conheça o nosso Youtube

Lentes Intraoculares

Você está em: InícioTratamento de Doenças OcularesLentes Intraoculares

Lentes Intraoculares

Lentes Intraoculares Rígidas (não dobráveis):

A lente rígida é uma lente intraocular de fabricação nacional de boa qualidade. Por sua rigidez a incisão cirúrgica na cirurgia de catarata que normalmente é de 2,75 mm ou menor, deverá ser aumentada para 7,0 mm Não sendo auto selante, será necessário o uso de uma ou mais suturas para manter a vedação. Com isso a recuperação será mais lenta, com pontos ocorre a indução de astigmatismo e a necessidade de óculos posteriormente. e apresenta risco maior de infecção por não apresenta sutura auto selante..

Lentes Intraoculares Flexíveis (dobráveis):

O material desta lente de contato é um tipo de acrílico flexível desenvolvido nos Estados Unidos e fabricado hoje também em outros países. Por ser uma lente intraocular flexível permite sua entrada no olho por uma micro incisão de até 2,75 mm com um instrumento (injetor) semelhante a uma caneta, não sendo necessário a ampliação desta incisão ou pontos cirúrgicos. Esta abertura é microscópica, auto selante, não necessita de sutura e com recuperação mais rápida. Estas lentes podem corrigir erros refracionais (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia), além da cirurgia de catarata (facoemulsificação e lente intraocular) contamos com inúmeras lentes intraoculares que podem corrigir esses erros refracionais, e assim podemos realizar também a cirurgia refrativa (faco-refrativa).

Procure nossos especialistas e tire suas dúvidas sobre a cirurgia de catarata e lentes intraoculares. Os exames realizados para diagnosticar o uso das lentes são Acuidade Visual a Laser (PAM), Biometria Ocular, Retinografia eTomografia de Córnea

Dúvidas frequentes:

Por que implantar uma lente intra-ocular?

Após a remoção do cristalino nebuloso (catarata), uma lente intra-ocular deverá ser implantada para que seja retomada a nitidez da visão. É muito importante que seja implantada uma lente de alta qualidade, para que além de segurança, o paciente tenha uma ótima visão. Na VISARE fazemos uso de lente intra-ocular dobrável e de alta qualidade, permitindo que a mesma seja implantada no olho através de um microorifício e resulte numa visão de alta definição.

Tipos de lentes intraoculares que utilizamos

 

  • • Lentes multifocais
  • • Lentes acomodativas
  • • Lentes tóricas
  • • Lentes artisan e artiflex
  • • Lentes monofocais importadas

 

Lentes multifocais (alcon, tecnis, rayner, etc) - São utilizadas para a cirurgia de catarata e cirurgia refrativa. Dão visão para longe, perto e visão intermediária. São importadas, oferecem proteção ultra-violeta e são dobráveis.

Lentes acomodativas (tetraflex – surgix) - São monofocais, importadas e dobráveis. Utilizadas também para a cirurgia de catarata e cirurgia refrativa (miopia baixa), hipermetropia até 6 graus e astigmatismo até 1 grau. Dão visão para longe, perto e intermediária.

Lentes tóricas (alcon, rayner, etc ) - Importadas e dobráveis. Protegem contra raios ultravioletas. São utilizadas em cirurgias de catarata associadas a altos graus de astigmatismo e também para cirurgias refrativas (que tentam tirar o paciente da dependência de óculos, associadas a altos graus de astigmatismo).

Lentes artisan e artiflex - São importadas dobráveis ou não. Protegem contra radiações ultravioletas e utilizadas para alta miopia e alta hipermetropia associadas à altos graus de astigmatismo ou não. São usadas em pacientes mais jovens (em média de 22 a 35 anos), dependendo de cada caso a ser avaliado.

Lentes monofocais importadas - Dão proteção contra raios ultra-violetas, são dobráveis, porém o paciente irá necessitar usar óculos para leitura (Ex: ALCON, AJL, ETC).

Em um estudo clínico realizado nos Estados Unidos, 80% dos pacientes que receberam a lente intra-ocular do tipo LIO AcrySof® ReSTOR® foram capazes de realizar tarefas diárias (ler, ir ao supermercado, dirigir, etc) sem o uso de óculos. Nos pacientes em quem foram implantadas as lentes intra-oculares normais (LIO´s monofocais), apenas 5% destes foram capazes de realizar as mesmas atividades.

Uma LIO monofocal padrão utiliza o princípio da refração, o que quer dizer que ela direciona os raios de luz até um ponto focal. Infelizmente, este único ponto focal proporciona visão nítida apenas para uma única distância. Um objeto mais perto ou mais longe do que esta distância ficará ligeira ou significativamente borrado (embaçado). Assim, será necessário o uso de lentes corretivas, como óculos, para proporcionar visão funcional de perto, intermediária e de longe, simultaneamente.

Como é medido o grau da lente intra-ocular?

Através da utilização de um aparelho chamado Biometro de imersão e IOL Master, que define com precisão o grau da lente. A VISARE dispõe dos Biometros mais precisos do mundo.

O implante da lente intra-ocular é permanente?

A lente implantada no olho tem duração permanente, não necessitando ser substituída com o tempo. Por isso é necessário que seja a melhor lente intra-ocular existente no momento.

Saiba mais: Sobre Catarata | Cirurgia de Catarata

Saiba mais: